É a articulação que mais está suscetível a sofrer lesões, traumas, desgaste e envelhecimento. As estruturas importantes do joelho são: ossos e articulações, ligamentos e tendões, músculos, nervos e vasos sanguíneos. O joelho permite movimentos de flexão e extensão, como também leves rotações laterais e mediais.
Atividades que contêm impacto constante nos joelhos são as causas comuns de rompimentos dos ligamentos ou cartilagens do joelho. No entanto, qualquer pessoa em qualquer idade pode romper um menisco.
Ombro
O ombro é uma articulação formada por estruturas como: ossos e articulações, ligamentos e tendões, músculos, nervos, vasos sanguíneos e bursa. A camada mais profunda do ombro inclui os ossos e as articulações. A próxima camada é composta dos ligamentos e da cápsula articular. Os tendões e os músculos vêm logo em seguida.Os ligamentos são a principal fonte de estabilidade para o ombro. Eles ajudam a segurar o ombro no lugar e evitar o seu deslocamento (luxação). Pacientes que apresentam lesões ligamentares ou nascem com a cápsula articular e ligamentos mais frouxos podem desenvolver sintomas de instabilidade.
Quadril
O quadril é uma projeção óssea de grande estabilidade que conecta o tronco ao membro inferior e permite movimentos multidirecionais, como flexão, extensão, adução e abdução, rotação e circundação.
A principal função do quadril é suportar o peso, equilibrar o corpo em pé, proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.
Mão e Punho
O punho e mão são constituídos por articulações complexas, cuja principal função está relacionada com as atividades da vida diária. A mão desempenha uma variedade de movimentos, porém não está tão protegida como outras regiões estando sujeitas a traumas e agressões.
Sabe-se que muitos dos sintomas referidos na mão podem ter origem na coluna cervical devido à compressão das raízes nervosas reproduzindo dores, fraqueza e redução da sensibilidade.
Pé e Tornozelo
Membro responsável pelo equilíbrio do corpo humano, o pé é composto por sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cubóide e os três cuneiformes), cincos ossos do metatarso, 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas). Sua principal função é a locomoção.
Os músculos dos pés são classificados em extrínsecos (responsáveis pelos movimentos do tornozelo) e intrínsecos (se localizam abaixo da articulação do tornozelo).
Ortopedia e Traumatologia
Ortopedia é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção ou correção de lesões e doenças do sistema dos ossos e músculos associados. Os médicos ortopedistas fazem o diagnóstico e tratamento de problemas ligados ao sistema músculo-esquelético, que inclui:
• Articulações
• Ligamentos
• Tendões
• Músculos
• Nervos
Coluna
A coluna vertebral também é conhecida como espinha dorsal e vai do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso total do nosso corpo.
Entre suas principais funções está a proteção da medula espinhal e os nervos espinhais, suporte do corpo, é um eixo rígido para a sustentação do corpo, é papel fundamental na postura e locomoção, é ponto de fixação entre as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso e é responsável pela flexibilidade dos movimentos.
Ortopedia Pediátrica
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Na ortopedia, a maioria dos pais procuram os especialistas por conta do pé chato. O caso ocorre quando a criança não possui o arco plantar (curva nos pés), pois na região normalmente existe gordura, deixando o pé totalmente plano.
Com o desenvolvimento do corpo do bebê, o arco se forma, o que pode ocorrer até os seis anos. A preocupação só deve ser levada em conta se a criança reclamar de dor. Caso o formato do pé não mude até os 8 ou 9 anos de idade, a criança deve ser avaliada por um especialista.