Tratamentos
« VOLTAR
Hidroterapia
Acupuntura
Fisioterapia
RPG (Reeducação Postural Global)
PRP (Plasma Rico
em Plaquetas)
Viscossuplementação
Hidroterapia
Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.
O fisioterapeuta é o profissional que está devidamente autorizada por lei a utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.
Nesta forma de terapia, a água ajuda os pacientes a realizarem seus exercícios mais facilmente do que em terra. Isso ocorre porque, o peso do paciente fica reduzido quando submerso em água. Pessoas com problemas como dores nas articulações são capazes de melhor executar os exercícios na água por causa da redução do peso, eles podem mover seus membros sem dor e com menor esforço. Os pacientes que estão acima do peso, aqueles que sofrem de dor crônica e aquelas com problemas ortopédicos irão beneficiar-se com a reabilitação aquática.
A resistência natural da água auxilia no exercício promovendo uma reabilitação prazerosa e sem dor. Quando os exercícios são realizados na água, as pessoas com fraturas fortalecem rapidamente sua musculatura, enquanto que pacientes com artrite movem seus membros com mais facilidade. Também não há necessidade de se preocupar com a pressão sobre as áreas afetadas. Os exercícios, quando realizado sob a água não apenas ajudam no tratamento mas também ajudam os pacientes a recuperar muito mais rápido.
A Fisioterapia Aquática pode ser usada em casos: Ortopédica, Neurológica, Reumatológica, Pediátrica, Respiratória e Psicológica.
Acupuntura
A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.
A Acupuntura faz parte do conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas chinesas. Criada há milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo.
Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre a pele, esta estimulação é realizada por agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura que se distribuem sobre linhas chamadas “meridianos chineses”
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas pela medicina tradicional chinesa, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a acupuntura realizada pela penetração da pele por agulhas metálicas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo promovendo o equilíbrio do organismo.
Fisioterapia
A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
A Fisioterapia exige conhecimentos não apenas das Ciências Biológicas, área de origem da profissão, mas também das Humanidades. O fisioterapeuta é um dos poucos profissionais de uma equipe da área de Saúde que trabalha praticamente todos os dias com o paciente, e por isso tem mais facilidade em identificar suas necessidades físicas e também sociais e emocionais.
O objetivo fundamental do fisioterapeuta é atuar na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física das pessoas, em qualquer idade. Outra preocupação sempre presente no dia a dia desse profissional é a busca pela qualidade de vida e autoestima dos pacientes.
O fisioterapeuta pode atuar em diversas especialidades, como a cardiologia, a pneumologia, a ginecologia e obstetrícia, a geriatria, o desporto, a dermatologia, a medicina desportiva, a neurologia, a ortopedia e na fisioterapia do trabalho. Recursos físicos e naturais, como a água, o calor e o frio, e recursos tecnológicos, como micro-ondas, ondas curtas e eletricidade são utilizados na prevenção e cura das patologias. A reorganização do sistema musculoesquelético com a cinesioterapia é o meio que o fisioterapeuta tem para atuar na qualidade da vida de um indivíduo.
RPG (Reeducação Postural Global)
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
É uma técnica revolucionária que procura a tratar de forma individualizada e global o sistema muscular, sensitivo e esquelético.
A técnica RPG (Reeducação Postural Global) foi criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, e atua na correção da postura e consequentemente no alívio de dores musculoesqueléticas. Pois ao longo do tempo, ao manter o corpo em posições inadequadas e a realização de determinados movimentos repetitivos em posições fora do alinhamento ideal, determinados músculos do corpo vão se encurtando e esses encurtamentos acarretam os desvios de postura e doenças ocupacionais.
Portanto com RPG você pode obter bons resultados nas disfunções musculoesqueléticas como também na correção da postura deixando seu corpo mais alinhado e sem dor. Pois além do bem estar físico o RPG pode proporcionar uma postura corporal esteticamente melhor.
PRP - (Plasma Rico em Plaquetas)
O Plasma Rico em Plaquetas (PRP), é uma técnica inovadora para o tratamento de lesões em atletas e não atletas.
A técnica é melhorar o tratamento de lesões persistentes como epicondilites (cotovelo de tenista), lesões musculares e tendinites, além de lesões cartilaginosas. Ou seja, existem diversos trabalhos e estudos que mostram o beneficio da utilização da técnica, principalmente no tratamento de partes moles.
O método, que é notavelmente simples e fácil de executar, centra-se em, após separar as plaquetas, injetar o sangue do paciente na área lesionada. As plaquetas contêm fatores de crescimento que ajudam a estimular a cura natural. Esses fatores catalisam as células reparadoras do corpo para cicatrizar o músculo, osso e outros tecidos. O maior atrativo, é que a técnica parece ajudar a regenerar ligamentos e fibras de tendões, o que pode reduzir o período de reabilitação e assim evitar a necessidade de cirurgia.
Quando nos ferimos ou lesionamos, uma das primeiras células a chegar para reparar são as plaquetas. As plaquetas são ricas em vários fatores de crescimento diferentes. Estes fatores vão atrair outras células de reparação, (neutrófilos, monócitos, fibroblastos) essas células "trabalhadoras" então vão permitir a cicatrização tecidual.
Infelizmente, os tendões e os ligamentos tem um fornecimento de sangue muito pobre, o que conduz a uma resposta de cura incompleta ou muito retardada/ lenta. Com PRP, ajudamos a trazer essas células naturais de cura para uma área que tem irrigação deficiente, permitindo assim que o corpo repare o tecido mais rápido. Isto leva a uma redução na dor e retorno mais rápido às atividades de vida diária e esportiva.
Viscossuplementação
A viscossuplementação é um procedimento médico, e é feito com a injeção de uma preparação de ácido hialurônico na articulação. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial. Esse medicamento Inicialmente, atua como viscosuplemento, um lubrificante articular que, após alguns dias, é absorvido de dentro da articulação. Essa substância tem um efeito antinflamatório de longa duração.
O principio da viscossuplementação está baseado no fato dos pacientes com artrose apresentarem uma menor concentração de ácido hialurônico. Estudos constataram a presença de acido hialurónico com menor peso molecular e em menos quantidade no líquido sinovial dos pacientes com artrose, quando comparados com joelhos não artrósicos.
A viscossuplementação foi desenvolvida inicialmente para Joelho, porém, hoje temos a opção de injeção em outras articulações. Com a disponibilização dos equipamentos portáteis de Ultrassom hoje conseguimos realizar viscossuplementação do Quadril com injeção intra-articular guiada por ultrassom.
Viscosuplementação é útil para os pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento com outras medidas terapêuticas. A viscossuplementação pode ser feita em qualquer fase da artrose, porém, seus efeitos parecem ser maiores nos pacientes com artrose em fase inicial.
<
>
fechar
COFRAT